Porque ler Bobbio nos dias de hoje

Este pequeno livro (83 páginas em formato 12 X 21 cms. e linhas bem espaçadas entre si) reúne quatro textos815ughCWZUL de Norberto Bobbio escritos entre 1980 e 1990 e um prefácio de Marco Revelli (muito elucidativo, sobretudo acerca dos eventos italianos pressupostos por Bobbio nos quatro artigos) sobre o tema da relação entre segredo e democracia. 

Com exceção do terceiro capítulo, mais longo e denso (um prefácio para a tradução italiana de um livro de Ernst Frankl), todos os demais são pequenos textos escritos para jornais italianos, que tratam dos temas do poder invisível dentro e fora do Estadoque tenta governa-lo e, para isso, precisa recorrer ao segredo, da distinção entre segredo (que queremos saber, mas não devemos) e mistério (que queremos saber, mas não podemos) e, sobretudo, do problema do fundamento da democracia.
Diferentemente das autocracias, que se fundamentam na existência de segredos, tidos por todos como necessários para a manutenção da ordem, uma democracia se baseia na díade responsabilidade (do governante pelos seus atos) e controle ( do governante e seus atos pelo povo), que exigem a publicidade. Por isso, segredos são incompatíveis com a democracia. Não quer dizer que não existam segredos nelas, mas apenas que eles devem ser tratados como exceções que não podem se legitimar indefinidamente.
A tradução é, por algumas vezes, confusa, mas o livro é de leitura muita oportuna em momentos em que a Imprensa é ameaçada, pois revela o fundamento e a importância de sua liberdade (ainda que não trate diretamente do tema). A falta de referências mais precisas aos textos citados por Bobbio se deve ao fato de tratar-se, na maioria das vezes, de textos de jorna, nos quais Bobbio não tinha essa preocupação.

Publicado por

galuppo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s