Conferências introdutórias à Psicanálise (Sigmund Freud)

51AQIBkHh-LUm dos livros mais impactantes no pensamento do século XX foi A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud: a ideia de que há dentro de nós alguém que desconhecemos e que controla nossos atos teve grande influência no desenvolvimento das ciências humanas contemporâneas. Mas se você quer conhecer o pensamento de Freud, comece por outro livro do pensador austríaco, as Conferências Introdutórias à Psicanálise,

um livro de 1916/1917, denso, apesar de escrito em uma linguagem quase informal (por causa de seu formato: comunicações orais) e extenso (630 páginas na edição da Companhia das Letras).

O livro, dividido em três grupos de conferências (que tratam respectivamente dos atos falhos, dos sonhos e das neuroses) trata, dentre outros, dos conceitos de inconsciente, repressão, Ego, Angústia, transferência. O conceito mais importante da psicanálise (o causalismo psíquico) é apresentado implicitamente ao longo das conferências, além de outros como condensação, deslocamento, o complexo de Édipo.

A tradução integra o projeto de Paulo César de Souza (que antes traduziu a obra de Nietzsche para a Companhia das Letras) de traduzir toda a obra de Freud diretamente do Alemão para o Português (diferentemente da tradução da Imago, que o faz a partir da edição inglesa) a partir da Gesammelte Werke, em vinte volumes. É interessante que este volume (as Conferências Introdutórias) é o único da coleção que não foi traduzido por Paulo César de Souza (apesar de ele realizar sua revisão técnica), mas por Sérgio Tellaroli. A coleção brasileira também terá 20 volumes, dos quais faltam publicar três.

Publicado por

galuppo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s